19 3041-4039

R. Campos Salles, 1458 - Vila Boyes, Piracicaba - SP, 13416-310

Ayurveda significa ciência da longa vida, é um dos sistemas de cura mais antigos e completos do mundo. Ela nos ensina que quando estamos atentos aos sinais do nosso corpo conseguimos evitar as doenças. Logo, seu foco principal é a prevenção das mesmas, embora também tenha um efeito bastante satisfatório sobre elas. Mas não trata apenas as patologias do indivíduo, seu potencial é muito mais amplo fazendo uso de técnicas de tratamentos rejuvenescedores e restaurativos que trabalham a mente assim como os órgãos e sistemas do nosso corpo, para que possamos cumprir nosso dharma (propósito de vida), através da longevidade.  Esse propósito tem haver com o motivo pelo qual estamos aqui, e sem dúvida não é para sermos servidos e sim para servir. Descobrir qual o seu verdadeiro dom e servir com amor dentro desse propósito deve ser nossa meta. Mas a sociedade hoje nos empurra para o consumismo e a futilidade, o que nos distorce e nos distancia cada vez mais do nosso objetivo primário, nos levando totalmente para o externo. Preocupamo-nos assim muito mais com nossa aparência. Com a praticidade dos dias de hoje pensamos que rejuvenescer é algo que se alcança fazendo uma plástica ou algo parecido e nos esquecemos do mais importante que é ter esse cuidado internamente. A preocupação apenas com o externo tem se tornado cada vez mais frequente. Estamos esquecendo quem realmente somos e nosso verdadeiro valor, criando a ilusão de que o exterior é mais importante do que nosso interior. Talvez porque internamente tenhamos que lidar com a responsabilidade de se sustentar por si mesmo, fazer suas escolhas e assumir seus erros e acertos. Precisamos nos fortalecer e manter a mente e corpo saudáveis, o que exige disciplina e cuidado.

Ayurveda se utiliza da simplicidade da natureza em seus tratamentos, começando por uma alimentação saudável e adequada; hábitos e estilos de vida saudáveis; práticas de exercícios de yoga e massagens, assim como tratamentos mais intensos de desintoxicação e purificação. Esta terapia reconhece que cada pessoa tem a sua particularidade, e assim deve ser tratado individualmente, como ser único que é, independente de fazer parte de um mesmo Todo.

Essa individualidade tem de ser bem interpretada, pois temos um hábito errôneo de acreditar quando nos dizem que algo é bom (como por exemplo, o óleo de coco, assim como tantos produtos e remédios que saem na mídia e que realmente são bons para certas pessoas e doenças, mas que se tornam mania generalizada), então tomamos aquilo como verdade absoluta e passamos a consumir cada vez mais. Entendendo que cada ser é individual e único, como podemos acreditar nisso? E agimos assim também com nossas emoções, deixando-nos levar pela opinião alheia, sem nos perguntar se acreditamos ou não naquilo que ouvimos.

Por se tratar de um assunto muito na “moda”, hoje são encontradas muitas informações nos meios de comunicação. Essas informações normalmente aparecem fragmentadas e podem conduzir a erros de avaliação e diagnóstico. Por esse motivo é importante avaliação de um terapeuta especializado nessa área.

Com ayurveda aprendemos a nos conhecer melhor, a descobrir nossa verdadeira natureza e com isso, optarmos conscientemente por tudo que nos equilibra e fortalece.

"Somos o que comemos; o que vemos; o que falamos; o que ouvimos; o que digerimos; o que pensamos; o que fazemos e deixamos de fazer”

 

Marina Lourenço e Adriana Basile- yogaterapeutas ayurvédicas do espaço Arte Om Yoga e Terapias

Contato & Localização

Rua Campos Salles, 1458
Piracicaba - SP.

19 3041-4039
19 98451-0006

contato@arteom.com.br financeiro@arteom.com.br

Cadastre-se
em nosso boletim