19 3041-4039

R. Campos Salles, 1458 - Vila Boyes, Piracicaba - SP, 13416-310

Ayurveda é o nome dado ao conhecimento tradicional médico indiano, existente há pelo menos mais de sete mil anos, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde [OMS] como um sistema completo de cura. Significa: Ayur = vida e Veda = conhecimento ou ciência, portanto podemos chama-lo de Ciência da Vida.

0 Ayurveda é baseado no conceito dos cinco elementos existentes na natureza, os Mahabhutas, e acredita que somos formados, dos mesmos elementos que contém tudo a nossa volta. Esses elementos são: Éter [ou espaço], Ar, Fogo, Agua e Terra. Desta forma, cada ser humano é formado com uma porcentagem diferenciada de cada elemento, o que os torna seres únicos. Destes elementos, surgem os três Doshas ou biótipos Físicos: Vata, formado de ar e éter; Pitta, formado de um pouco de agua e principalmente fogo; e Kapha, formado de terra e agua.

O termo Yoga em si significa unir, harmonizar ou integrar. Sendo uma abordagem integrativa que harmoniza corpo, energia vital, sentidos, mente e consciência. Não pode ser reduzido ao corpo sozinho.

Yoga e Ayurveda são dois ramos inter-relacionados da mesma grande arvore de conhecimento ancestral, que engloba toda a vida humana e todo o universo. Não são apenas duas disciplinas separadas, mas relacionadas com a cura da lndia. Cada um tem seu lugar e função única, mas cada um se sobrepõe ao outro em vários níveis.

Mesmo após milénios podemos continuar introduzindo Yoga e Ayurveda em nossa sociedade atual pois é uma sabedoria perene, ou seja, eterna, que não se perde ao longo do tempo.

No Ayurveda, as terapias corporais são muito utilizadas em todas as fases dos tratamentos que vão desde o simples equilíbrio e manutenção da saúde, até mesmo nos casos de doenças mais graves como as degenerativas: osteoartrites, esclerose múltipla, parkinson, entre outras. E um dos tratamentos indicados são as massagens com óleos mornos, prensados a frio e medicados, que nutrem e relaxam desbloqueando os canais. Também nos tratamentos de depressão, pânico, estresse, ansiedade e obesidade, usa-se as massagens com pós e sal para estimulação dos tecidos, assim como a terapia com o fluxo de óleo continuo sobre a testa, Shirodhara, onde se trabalha os problemas de saúde ligados ao sistema nervoso e mentais e que também promovem profundo relaxamento. Existem variadas terapias indicadas, principalmente após análise de cada pessoa e suas necessidades, inclusive processos de desintoxicação a nível celular chamado Panchakarma, que trata as doenças a nível mais profundo.

Dentro do sistema ayurvédico, são efetuadas terapias de beleza e rejuvenescimento facial, corporal e capilar, onde trabalhamos com ingredientes indicados nos textos antigos para tratar o indivíduo de forma integral: percebendo como se encontra sua digestão e funcionamento do organismo e montando um programa de acompanhamento de pelo menos três meses equilibrando como um todo, para que haja o benefício de dentro para fora. Obtendo assim, resultados duradouros e reais.

Também se trabalha com a estética natural, onde se utiliza apenas ingredientes naturais como argilas, óleos essenciais, hidro latos, óleos vegetais puros, extratos de plantas, levando em consideração o estado da pele no momento do atendimento baseados na análise da pele pelo Ayurveda.

Inúmeras pesquisas já apontaram os benefícios das práticas de Yoga e Ayurveda, não à toa, no último dia 28 de marco de 2017. Uma portaria do Ministério da Saúde no Diário Oficial da União, incluiu na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares práticas como Yoga Reiki. Ayurveda, Meditação entre outros. Dando início a inclusão dos atendimentos pelo SUS

Texto escrito por Marina Lourenço – Yogaterapeuta Ayurvédica

Contato & Localização

Rua Campos Salles, 1458
Piracicaba - SP.

19 3041-4039
19 98451-0006

contato@arteom.com.br financeiro@arteom.com.br

Cadastre-se
em nosso boletim