19 3041-4039

R. Campos Salles, 1458 - Vila Boyes, Piracicaba - SP, 13416-310

Nem sempre deixar de comer carne e derivados de carne é a única mudança que se deve assumir na direção de uma alimentação saudável. Já é comprovado o quanto principalmente a carne vermelha é nociva para a saúde se ingerida diariamente. O quanto os peixes criados em cativeiros são geneticamente modificados. Também a quantidade de hormônios encontramos nas carnes em geral, e outras tantas coisas que acabam por acarretar em tantas doenças para quem consome esse tipo de alimento. Mas estas questões vistas com o olhar ayurvédico vão muito além. O Ayurveda reconhece que esse tipo de alimento além de ser formador de uma má qualidade de tecidos, tem uma energia “Tamásica” - uma energia pesada que obscurece a mente e os sentidos.

Imagine o que seria esse tipo de energia? O que seria uma mente regida pelo prazer apenas e o quanto isso pode influenciar a vida como um todo.

Lembrando que Ayurveda não é radical ao ponto de negar esse consumo quando realmente é necessário para o corpo por qualquer razão. E que a filosofia do Ayurveda não é vegetariana, vegana, crudívora e nem levanta qualquer outra bandeira, senão a de que se deve respeitar as escolhas e individualidade de cada Ser.

Estudos já comprovam que uma pessoa pode ser saudável sem o consumo de carnes, mesmo bebês e crianças em fase de crescimento. Mas o não uso da carne por si só, não garante uma alimentação saudável. A substituição por alimentos igualmente pesados e de difícil digestão, mesmo não tendo o componente, importantíssimo, da não violência, não basta para classifica-lo de alimento saudável. Um exemplo disso é a substituição abusiva da carne, pela tão conhecida soja, que tem ganhado o mercado imitando vários tipos de carne.                                         Uma alimentação saudável é acima de tudo aquela que tal pessoa tem capacidade de digerir.  E sendo assim o que é saudável para um não é para outro.

A escolha por alimentos orgânicos, naturais e frescos com certeza também é muito importante. Mas sem exageros, porque não devemos nos privar de alimentos que são tão importantes para a saúde, simplesmente por não os encontrar com a designação de orgânicos.  Ainda existem alguns alimentos e temperos que são particularmente especiais para as condições de saúde e/ou equilíbrio de cada pessoa. E nesse caso a recomendação é que sejam consumidos em maior quantidade.

A dica é que se consuma variedade de tipos de alimentos, de todos os sabores e de preferência os da estação, assim como os que se desenvolvem mais próximos de sua localidade. Alimentos com Prana – energia vital - são alimentos não congelados e nem reservados por longo tempo na geladeira. E por último, alimento feito com Amor.

Nem sempre é possível combinar todas estas condições, mas se torna importante repensar o quanto se está doando de energia para aquilo que se deseja alcançar, neste caso a Saúde.   

Marque sua consulta ayurvédica e conheça melhor a capacidade de cura através do Ayurveda que além de orientar sua alimentação e estilo de vida, também faz uso de fitoterápicos.

Marina Lourenço

Yoga-Terapeuta Ayurvédica

Arte Om Yoga e Terapias

Contato & Localização

Rua Campos Salles, 1458
Piracicaba - SP.

19 3041-4039
19 98451-0006

contato@arteom.com.br financeiro@arteom.com.br

Cadastre-se
em nosso boletim