19 3041-4039

R. Campos Salles, 1458 - Vila Boyes, Piracicaba - SP, 13416-310

Ayurveda é um sistema de saúde da medicina tradicional indiana que trabalha com alguns pilares básicos de saúde e que tem como foco desenvolver e aumentar a saúde do corpo humano. Em um corpo saudável, as doenças tendem a não se instalar, assim como as já instaladas tendem a recuperar seu equilíbrio.

Qual o melhor tratamento para você? De acordo com o Ayurveda, várias abordagens terapêuticas podem ser empregadas em conjunto para um resultado eficiente no tratamento de cada indivíduo.

É muito comum pessoas buscarem por terapias, como por exemplo: uma massagem ayurvédica, um detox, uma dieta, entre outros. Porém, é necessário compreender sob uma perspectiva mais ampla, onde essas terapias estão inseridas e como elas devem ser aplicadas de forma apropriada para que os melhores resultados aconteçam.

De acordo com os textos clássicos, existem duas abordagens terapêuticas:

Shamana

Shamana significa, pacificação dos doshas, paliação e redução. Todas as terapias empregadas aqui, vão reduzir os sintomas de desconforto que os doshas apresentam. E aqui os doshas se refere a causa do processo de adoecimento. Quando shamana não é suficiente, então Shodana é aplicado para a eliminação da raíz do problema. Geralmente shamana é necessário e base para um bom shodana.

Shodana

Dentro dessas duas abordagens, encontram-se seis tipos de possibilidades terapêuticas aplicadas:

  • Langhana: reduzir (os doshas, tecidos, entre outros)
  • Brimhana: tonificar (aumento dos doshas e tecidos enfraquecidos)
  • Rukshana: secar (redução de secreções e tecidos)
  • Snehana: olear (unção e lubrificação)
  • Swedana: suar (sauna para desobstrução dos canais do corpo e eliminação de toxinas)
  • Stambhana: adstringente (aquilo que para qualquer fluxo anormal, por exemplo, sangramentos)

É fundamental notar que a escolha de cada terapia é feita de acordo com o estágio do desequilíbrio e as características do paciente, portanto, não se trata de escolher “aquilo que eu mais me identifico”, ou “aquilo que eu mais gosto” e receber o tratamento.

Portanto, é de extrema importância que a adoção de hábitos saudáveis como dieta e estilo de vida são fundamentais para que possamos extrair o máximo que o Ayurveda pode nos oferecer.

Outro fator muito importante é que o terapeuta tenha conhecimento abrangente desta medicina e a especialidade adequada para orientar da melhor forma quem já sentiu este chamado da auto responsabilidade.

Marina Lourenço, atende no espaço Arte Om Yoga e Ayurveda e além de professora de Yoga e terapeuta ayurvedica tem a especialidade de clínica e saúde da mulher e criança segundo o Ayurveda.

" Que todos sejam felizes...OM"

Contato & Localização

Rua Campos Salles, 1458
Piracicaba - SP.

19 3041-4039
19 98451-0006

contato@arteom.com.br financeiro@arteom.com.br

Cadastre-se
em nosso boletim